TOAN NGUYEN - TOAN NGUYEN STUDIO

O acompanhamento fiel das tendências e dos desenvolvimentos sociais e ambientais: esta é uma característica sempre presente nos trabalhos do designer Toan Nguyen. Com o seu próprio estúdio de design, o Toan Nguyen Studio, este artista concebe produtos que dão uma forma intemporal ao contemporâneo.

Toan Nguyen nasceu em Paris, em 1969, e formou-se como designer industrial na ENSI-Les Ateliers, em Paris, em 1995. Nguyen adquiriu experiência com o trabalho realizado para vários estúdios de design em Paris, Barcelona e Madrid. A partir de 1998, trabalhou com Antonio Citterio como diretor e colaborador de design durante cerca de 10 anos. Durante esta altura, foram concebidos designs para marcas como B&B Italia, Flos, Fusital, Guzzini, Iittala, Kartell, Technogym e cadeiras Vitra.

Em 2008, Toan Nguyen fundou um estúdio de design próprio em Milão. O multidisciplinar Toan Nguyen Studio especializa-se no desenvolvimento do design de diversos setores de produtos, desde o mobiliário às tecnologias. Os parceiros do estúdio de design são empresas grandes da Alemanha, da Itália, de Espanha, da Suíça e dos Estados Unidos, incluindo Accademia, Dedon, Fendi Casa, Lema, Moroso, Urmet Group, Varaschin, Viccarbe, Walter Knoll e Laufen. Em conjunto com a Laufen, Toan Nguyen desenvolveu o mictório Antero, inovador e com poupança de água, além do divisor de urinol Cinto.

Toan Nguyen: "Antero tem uma dualidade intrínseca: a de ser um objeto utilizado para uma necessidade íntima, mas localizado num espaço público. A intenção é evitar a trivialização de um ritual onde a dimensão espaço/tempo é suspensa durante uns momentos. O aspeto bidimensional gerado pela forma geométrica simples adapta o objeto à instalação em série, ao passo que a tridimensionalidade das partes que interagem com o corpo promovem uma relação mais natural e harmoniosa com o consumidor."