ANDREAS DIMITRIADIS - PLATINUMDESIGN

Ao desenvolver designs, o objetivo principal de Andreas Dimitriadis consiste em atribuir uma função clara a todas as formas. Com esta ideia em mente, o dono do estúdio de design Platinumdesign em Estugarda e a equipa de dez designers competentes, especialistas em CAD e responsáveis pela criação de modelos concebem produtos (incluindo produtos para a especialista em salas de banho, LAUFEN) que oferecem ao cliente uma mais-valia e conferem um forte apelo emocional.

A Laufen conhece Andreas Dimitriadis desde os seus tempos na Phoenix Design, onde trabalhou durante vários anos no desenvolvimento de séries bem-sucedidas de louças sanitárias de qualidade superior como gestor de projetos e também como coproprietário a partir de 2003. A partir de 2007, deu seguimento a esta parceria produtiva através do seu próprio estúdio, Platinumdesign. Já concebeu diversas séries de louças sanitárias e uma série de torneiras, tendo também redesenhado uma série de louças para a Laufen. "Tenho uma ligação próxima com a Laufen há 16 anos. Muitos casamentos não duram tanto tempo." - ri-se Andreas Dimitriadis. "Isso é provavelmente porque estamos ligados por um profundo amor à cerâmica e às salas de banho."

Com a Laufen, Dimitriadis vive fascinado pela forma suíça de encarar o design: "O design da Laufen tem, por si só, uma personalidade de produto." - realça. "Tem profundidade e substância que se sentem. Até os processos de trabalho são originais e autênticos." Andreas gosta particularmente da cerâmica material, que entende como material humano e autêntico de caráter único. "A cerâmica não é ultraprecisa nem insuportavelmente perfeita", reflete Dimitriadis, "mas sim orgânica por natureza e, por isso, empática com o corpo humano." Com um sorriso, acrescenta: "Na sala de banho, o homem é a medida de todas as coisas. Afinal de contas, o design não é um fim por si só, mas tem de estar ao serviço do homem."

No entanto, a Platinumdesign não está envolvida apenas no design de salas de banho. Entre outros, também cria telefones para a Siemens Gigaset, equipamentos de navegação para a Navigon e máquinas de costura de qualidade superior para a Bernina. "Acabamos por nos ver como intérpretes de marca", explica, "pois concentramo-nos nos clientes e no êxito econômico dos mesmos. Limitamo-nos a dar um visual único à marca."