STEFANO GIOVANNONI - GIOVANNONI DESIGN

Designs expressivos: os designs expressivos do designer e arquiteto, Stefano Giovanni, jogam virtuosamente com os símbolos e as metáforas do subconsciente e fascinam com as suas qualidades narrativas.

As marcas com as quais Stefano Giovannoni trabalha incluem Alessi, Flos, Helit, Inda, LAUFEN, Magis, Nissan, Oras, Seiko, Siemens, 3M e muitas outras. Além de conceber produtos industriais nas áreas da cozinha, banheiro, móveis e salas de estar, automóvel e eletrônica, é também designer de interiores e arquiteto. As suas obras fazem parte do arquivo permanente do Centro Georges Pompidou, em Paris, e da coleção do Museu de Arte Moderna, em Nova Iorque. Stefano Giovannoni nasceu em 1954, em La Spezia, e estudou arquitetura em Florença. Atualmente, vive e trabalha no Studio Giovannoni, uma antiga fábrica restaurada no centro de Milão.

Com "IL BAGNO ALESSI One", colocou no mercado um dos designs de salas de banho mais fascinantes dos últimos anos. O lavatório de pé Tam-Tam, de forma arredondada e suave, que destaca o lado orgânico da sala de banho, recebeu um prêmio Design Plus e representa a âncora visual e a característica determinante da sala de banho em termos de design. Tratou-se do resultado de uma parceria empresarial entre a Alessi, a LAUFEN, a Oras e a Inda.

Concebida por Stefano Giovannoni, "IL BAGNO ALESSI One" tornou-se um autêntico clássico da casa de banho. "IL BAGNO ALESSI One" expandiu-se desde então a novos designs de cerâmica e a uma nova e completa gama de mobiliário. O que o fez expandir esta gama?

Quando "IL BAGNO ALESSI One" foi introduzido em 2002, foi uma das coleções mais inovadoras. Desde então, tornou-se um clássico da sala de banho, caracterizado por produtos icônicos como o lavatório de pé "Tam-Tam", as torneiras realçadas pelas formas primárias ou a bacia em forma de gota com topo em cerâmica. Senti um desejo enorme de saber quanto potencial podia ainda ser aproveitado nesta coleção bem-sucedida e o que a Laufen conseguia fazer com a tecnologia de ponta em cerâmica de que dispunha. Na primeira coleção, focamo-nos mais na beleza de cada produto em vez de abrangermos uma gama alargada de tipologias. Na segunda coleção, depois de quase dez anos, sentimos que era a altura certa de desenvolver o projeto, criando tipologias novas, projetos mais sofisticados e relacionados com a obra e equipados para abordarem uma série de requisitos específicos. Por isso, preenchemos este espaço através da definição das tipologias em falta com lavatórios de bancada novos parcialmente embutidos, maiores do que os anteriores, e da introdução de produtos novos, sempre robustos e inovadores, como o lavatório "Tuna", um conjunto novo de "Tam-Tams" e uma torneira eletrônica nova.