REDE GLOBAL COM SERVIÇOS LOCAIS

A sede da LAUFEN está localizada em Laufen, perto de Basileia, na Suíça. Existem outros quatro locais de produção na Áustria e na República Checa. Imersa na tradição, mas super modernas, as centrais de produção fabricam mais de 3 milhões de produtos de louça sanitária todos os anos e distribuem-nos através de uma rede mundial de revendas.

Desde 1999, a LAUFEN tem sido um dos maiores fabricantes de artigos para salas de banho do grupo espanhol Roca, que conta com 20 000 funcionários em mais de 135 países e produz 38 milhões de produtos em cerâmica todos os anos. A Similor Group AG, uma das empresas mais importantes na produção de torneiras, com tradição de fabricação superior a 150 anos, juntou-se ao grupo em 2007. DE TRADIÇÃO LOCAL PARA EMPRESA GLOBAL

Quando a empresa LAUFEN foi fundada na Suíça, em 1892, as condições sanitárias eram em muito inferiores aos atuais padrões e níveis de comodidade. Padrões esses para os quais a LAUFEN, o único fabricante de produtos sanitários em porcelana a operar exclusivamente na Europa, contribuiu.

A história de alguns dos locais de produção da empresa é ainda mais antiga. Por volta de 1878, a pioneira da produção mecânica de cerâmica sanitária era uma fábrica pertencente à monarquia austríaca. Não só a tradição, mas também a situação consolidada de vários locais de fabricação europeus nos respectivos mercados domésticos da Suíça, Áustria e República Checa, criaram as bases seguras da qualidade LAUFEN. O objetivo da LAUFEN, tanto outrora como atualmente, passa por ser líder em tecnologia, serviço e design. Já na década de 1980, a LAUFEN inventou, na Suíça, as tecnologias de moldagem por injeção mais eficazes na área do processamento de cerâmica, um progresso que revelou ser uma contribuição duradoura para a produção industrial. Igualmente importantes para a LAUFEN são os desenvolvimentos contínuos em termos de design: As bacias e lavatórios suspensos, por exemplo, possibilitaram uma estética nova.

A LAUFEN alargou a sua especialização e o seu portfólio em termos de louça sanitária, banheiras, móveis e acessórios ao adicionar torneiras à gama de produtos. Em 1854, Charles Kugler fundou uma pequena empresa de produtos de latão em Lausana. As primeiras válvulas de água e gás da Suíça foram produzidas aqui em 1863. A Laufen fabrica torneiras desde 2009.

 


MARCOS NA HISTÓRIA DA LAUFEN

2013

Com o desenvolvimento do SaphirKeramik, a LAUFEN introduz uma inovação mundial pioneira e estabelece uma tendência nova para o design de salas de banho.  O SaphirKeramik permite a criação de paredes finas, mas robustas, e de linhas estreitas de apenas 1 ou 2 mm enquanto, atualmente, os valores da mais moderna tecnologia apostam em valores mínimos de 7-8 mm. O SaphirKeramik torna-se parte integrante da cooperação conjunta e bem-sucedida entre a Kartell e a LAUFEN, expressa pela coleção "Kartell by Laufen".

2012 A LAUFEN comemora os memoráveis 120 anos de cultura suíça no que toca a salas de banho, com uma presença impressionante no Fuorisalone de Milão.
2010 A LAUFEN deixa de ser apenas um produtor de louça sanitária e torna-se um "fabricante de salas de banho completas": O portfólio atual oferece soluções globais para o banheiro, desde a cerâmica aos móveis, banheiras e piso-box, passando por acessórios e até mesmo torneiras.
2009 O Fórum LAUFEN abre as portas: O Fórum LAUFEN é mais do que um simples salão de exposições. Trata-se do núcleo comercial da empresa, situado na sede em Laufen, na Suíça. Nos últimos anos, devido ao seu conceito de design e arquitetura sustentável, esta obra-prima arquitetônica foi graciado com vários prêmios de design de renome. Além de mostrar os mais recentes designs de produtos, são organizados vários eventos e exposições temporários relacionados com temas como banho e arquitetura, que atraem visitantes e materializam os valores da marca LAUFEN.
2007 A fabricante de torneiras mais antiga da Suíça, a Similor (fundada por Charles Kugler em 1854), foi adquirida e, dois anos mais tarde, a fábrica de torneiras entrou em funcionamento em Laufen, produzindo torneiras LAUFEN.
2002 A LAUFEN realiza investimentos significativos em termos da capacidade de produção da Europa Central, bem como em termos do desenvolvimento de produtos de elevado renome internacional. Várias inovações de design refletem o êxito da concentração de esforços numa cooperação intensa entre o design e o desenvolvimento. O primeiro lavatório suspenso, criado por Stefano Giovannoni (ILBAGNOALESSI One) e lançado em 2002, é apenas um exemplo entre muitos outros.
1999 A LAUFEN junta-se ao grupo ROCA (que era entção o segundo maior produtor de louça sanitária em todo o mundo).
1991 Nos anos 90, a LAUFEN expande ainda mais a capacidade de produção, adquirindo duas fábricas na República Checa. Atualmente, todas as cinco centrais de produção estão enraizadas na Europa Central.
1990 A LAUFEN foca-se mais no design: A Porsche Design foi o primeiro parceiro de cooperação global da LAUFEN.
1980

A LAUFEN desenvolve o método revolucionário de Moldagem por pressão, uma tecnologia que define novos padrões para toda a indústria ao reduzir significativamente o tempo de produção. A LAUFEN aumenta a produtividade, a capacidade e a gama de produtos.

1967

Dois locais de produção tradicionais, Wilhelmsburg e Gmunden, na Áustria, juntam-se ao grupo.

1963 Xaver Jermann, funcionário da LAUFEN, inventa a primeira bacia suspensa.
1959 Fritz Lischka cria "Ultra", o famoso lavatório de design.
1952 A LAUFEN expande-se e inicia as primeiras atividades a nível internacional ao adquirir a primeira fábrica no Brasil.
1950 A LAUFEN inventa a primeira bacia em cerâmica combinada com sistema de ventilação integrado.
1925 A LAUFEN aventura-se no negócio da louça sanitária e torna-se o primeiro e único produtor de cerâmica para salas de banho na Suíça.
1895 Detalhe da famosa bacia "Nautilus".
1892 Fundação da fábrica de cerâmica LAUFEN, que começa a produzir azulejos e tijolos.